sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Indoor

Ao contrário dos tempos em que a escalada indoor era apenas um "quebra galho" nos meses de frio europeu, a Escalada Indoor é hoje uma ferramenta importante e complementar à escalada em rocha mundo afora. Mesmo em países tropicais como o Brasil, a escalada indoor passou a ser muito utilizada como ferramenta de treino, fitness, laser, anti-stress, entre outros.


Tope Rope
Nas vias em top rope, como o próprio nome diz, a corda vem de cima deixando a escalada muito mais segura. A medida que o primeiro escala, seu parceiro faz a segurança, mantendo a corda sempre sem folga, para que numa eventual queda, ele desça o escalador com segurança ao chão. Esta forma de escalada é a mais segura, a mais praticada na academia e ideal para os iniciantes.


Vias Guiadas
As vias guiadas dão maior flexibilidade de uso das paredes, permitindo não só escalar vias mais longas, como também paredes mais negativas e tetos.
Neste sistema ao contrário do Top Rope, o segurador não recolhe corda, mas sim libera a corda conforme o escalador progride na parede.
Com alguma margem para pequenas quedas e pêndulos, esse sistema deve ser utilizado somente por escaladores experientes e com boa habilidade no uso dos equipamentos.


Boulder
O Boulder é praticado em paredes baixas e sem o uso dos equipamentos de proteção, como corda e cadeirinha. No entanto são colocados colchões de segurança e o auxílio de um companheiro para o que chamamos de "segurança de corpo". O boulder caracteriza-se por lances curtos de difícil movimentação. No ginásio você encontrará também grandes "travessias", ou seja, boulderes de movimentação lateral com 35 a 50 movimentos, que podem ser utilizados para aquecimento e treinamento.


Fonte: http://www.escalada.esp.br/indoor.htm

Nenhum comentário: